Marketing multicanal: veja como criar uma estratégia no e-commerce

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Vivemos em uma época em que as opções de consumo de mídias são muitas. É notório que cada vez mais os meios de comunicação tradicionais, como a televisão e o rádio, perdem espaço para conteúdos em blogs, redes sociais, canais no YouTube e outras mídias do meio digital.

E se as empresas tradicionais já está migrando as suas campanhas publicitárias para o universo online, significa que isso já é uma realidade para os negócios que já surgiram no ciberespaço e têm intimidade com o mundo digital, os e-commerces.

O marketing multicanal surgiu justamente por isso, para nortear os estrategistas sobre qual é o melhor meio de encontrar e atender bem o seu público e potencializar as suas vendas.

Neste post, vamos explicar para você o que é o marketing multicanal e como desenvolver esse tipo de estratégia para um e-commerce. Não deixe de acompanhar para ter todas as informações sobre o assunto!

O que é marketing multicanal?

Um estudo realizado pela empresa americana Lewis PR e divulgado pelo portal eMarketer apresentou um dado interessante. De acordo com o estudo, 84% dos profissionais de marketing de todo o mundo têm a pluralidade de canais como o principal foco de suas campanhas.

Talvez esse estudo seja eco de uma outra pesquisa, realizada pela Harvard Business, cujo resultado diz que 73% dos clientes de e-commerces alteram canais enquanto realizam uma compra na internet. Isso quer dizer que ao mesmo tempo em que estão acessando o site do seu e-commerce, os seus clientes poderão estar também no Facebook, respondendo um e-mail, ouvindo um conteúdo no YouTube em outra janela etc.

Ser multicanal, como o próprio nome sugere, é estar presente em todos esses locais e ampliar a visibilidade de uma marca. Porém, não basta apenas atender o cliente em um chat do e-commerce, no Facebook Messenger ou por telefone: esse atendimento precisa ser continuado.

Assim, se alguém faz uma solicitação no chat da sua plataforma no Facebook e no dia seguinte continua a conversa por e-mail, a título de exemplo, é preciso que a pessoa que vá responder o e-mail já tenha conhecimento do caso. Isso evita que o cliente precise repetir toda a situação, o que pode ser bem desagradável.

Como desenvolver uma estratégia multicanal para um e-commerce?

Para desenvolver uma estratégia multicanal para e-commerce, existem algumas boas práticas que precisam ser desenvolvidas. Acompanhe!

Automatize as campanhas

A automação de campanhas, como de e-mail marketing, possibilitam que os estrategistas façam a coleta de dados dos clientes. Além disso, por meio desse tipo de sistema é possível acompanhar o passo a passo do cliente ou prospect que recebeu os e-mails.

Assim sendo, um programa de automatização de e-mails possibilita a otimização dos processos e um atendimento multicanal. Afinal, se uma pessoa que recebeu o terceiro e-mail de um fluxo de nutrição automatizado já se sentir pronta e entrar em contato com a empresa, a abordagem do setor de vendas será diferenciada, visto que certamente será necessário dar alguma explicação extra, que teria sido complementada em outros envios do fluxo.

Conheça o seu público

Pode parecer que essa dica seja óbvia ou até mesmo banal, mas quando falamos em conhecimento do público não estamos nos referindo a algo superficial, mas sim aprofundado.

A ideia é que sejam utilizadas ferramentas, como softwares de e-mail marketing, plataformas de atendimento, recursos como o big data, entre outros, para conhecer bem o que o público do seu negócio gosta de acessar na internet.

Ser multicanal não significa que você precise estar presente em todos os canais, mas sim nos canais certos. Para uma empresa em que o público é jovem e dinâmico, pode ser muito mais vantajoso estar em redes sociais como o Twitter e o Instagram do que em uma mídia profissional como o LinkedIn, por exemplo, que tem outra finalidade.

Saiba quais são os principais canais de vendas

Dissemos anteriormente que é preciso ter um conhecimento aprofundado do seu público-alvo para que sejam definidos os canais de vendas que devem ser utilizados. É preciso compreender, ainda nesse sentido, que existem alguns canais que são indispensáveis e que devem ser considerados em qualquer estratégia de marketing.

Os principais canais que devem ser incluídos na sua estratégia são os seguintes:

E-mail marketing

Se trabalhado corretamente, o e-mail marketing é muito eficiente e pode resultar na fidelização de clientes, melhor relacionamento, aumento da visibilidade da marca etc. Porém, essa estratégia só é bem desenvolvida quando se tem as ferramentas adequadas para isso.

SMS e WhatsApp

Além dos e-mails, mensagem via SMS também podem ser enviadas de forma similar, com pequenas diferenças na linguagem dos textos e abordagens.

Além do SMS tradicional, também podem ser incluídos envios de mensagens via WhatsApp, uma vez que já foi lançada uma versão para negócios desse aplicativo mensageiro. Assim, você pode criar contas personalizadas para a sua empresa e até fazer o envio de mensagens de forma mais automatizadas.

Redes sociais

É praticamente impossível desenvolver uma estratégia de marketing que não envolva as redes sociais. O Facebook é a maior delas e atinge uma grande quantidade de pessoas, por isso é uma das mais recomendadas a não serem ignoradas. Outras redes com menos usuários, porém mais específicas, devem ser consideradas de acordo com o perfil de público do seu e-commerce.

Push

Pushs são notificações exibidas nos navegadores enquanto alguém acessa um site ou faz alguma operação. Eles podem conter caixas de diálogo para que um usuário entre em contato e tire dúvidas ou solicite mais informações.

Você pode criar um push no seu e-commerce para que os clientes peçam informações sobre os produtos, formas de pagamento etc.

Esperamos que você tenha conseguido entender um pouco mais sobre o marketing multicanal e como ele é relevante para que você possa vender ainda mais no seu e-commerce. Atente aos canais indispensáveis e não esqueça de ter uma boa integração entre seus diversos canais, de forma a proporcionar um atendimento mais completo e eficiente.

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